Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Clube de Leitura: obrigada! Voltou a ser tão bom!

Foi na sexta e eu esperava que viesse pouca gente, até porque em finais de Julho e com tantos já de férias... era o mais certo. 

Afinal... surpresa! Éramos 15. Ok, no último éramos 20 mas para 28 de Julho, acho que ter 15 pessoas reunidas à volta de livros é assim uma delícia. Havia bolinhos, como sempre, e o inefável Miguel Neves (responsável de comunicação da Fnac do Colombo) sempre por ali a assegurar-se que tudo estava bem (fica tudo mais fácil quando se contacta com gente que sabe fazer-nos sentir confortáveis).

 

Eis os livros lidos e comentados:

Cátia - O Centenário Que Saiu Pela Janela e Desapareceu - Jonas Jonasson; E a Louca sou Eu - Tati Bernardi

Nuno - Retrato De Uma Espia - Daniel Silva; Um Universo Vindo do Nada - Lawrence M. Krauss

Eu - Nada A Temer - Julian Barnes

Ricardo - As Três Vidas - João Tordo

Luísa - Quem Me Dera Ser Onda - Manuel Rui; Nada a Temer - Julian Barnes (ainda não terminado)

Fátima - Instruções Para Salvar O Mundo - Rosa Mantero

Rosa - Mataram A Cotovia - Harper Lee.

Diana - The Heart Is A Lonely Hunter - Carson McCullers; 1984 - George Orwell

Susana - Envelhenescer - Pedro Chagas Freitas

Didi - A Casa Do Pó - Fernando Campos

Mafalda - Os Interessantes - Meg Wolitzer; A Amiga Genial - Elena Ferrante

Ana - Quando Lisboa Tremeu - Domingos Amaral; 10 Hábitos das Mães Felizes - Meg Meeker

Patrícia - Pai Nosso - Clara Ferreira Alves

Catarina - Escrito Na Água - Paula Hawkins

Beatriz - Nem Todas As Baleias Voam - Afonso Cruz

IMG_2778.JPG

Gostei tanto. Foi tão bom. Estivemos duas horas sem olhar para os telemóveis, só a ouvir falar sobre livros e a conversar. Fiquei cheia de vontade de ler "Mataram a Cotovia", de Harper Lee. Quem tinha aconselhado a Rosa a ler tinha sido a Diana, sua sobrinha. Disse a Rosa: "A minha sobrinha já me tinha dito há imenso tempo que eu tinha de ler este livro. E eu fui adiando, nem sei porquê. E tornou-se o meu livro preferido. Vou passar a acatar todas as sugestões da minha sobrinha." A Diana ria-se. E também a mãe de Diana (irmã de Rosa) está já a ler o livro. 

Logo depois de Rosa explicar tudo isto, Cátia pediu para falar: "Queria só dizer que esse é o livro da minha vida".  Ehhhhh lá! Tenho mesmo de ler!

Pensava-se que a autora só teria escrito este mas, depois da sua morte, foi encontrado um manuscrito que virou livro póstumo. Chama-se "Vai e Põe Uma Sentinela" e chegou a Portugal em 2015.

Obrigada às três meninas (Fátima, Rosa e Diana), que vieram de novo de Alenquer para esta tertúlia. A Diana conquista-me sempre. Tão novinha e tão eloquente e divertida.

Também a Ana veio num saltinho. Vive na Alemanha, ia no dia seguinte para o Porto, mas não quis deixar de estar presente. Em princípio não tornamos a contar com ela tão cedo, que não dá para vir da Alemanha todos os meses, mas sempre que for possível será um gosto recebê-la! 

A Didi levou a filha Mafalda, mesmo na véspera de irem de férias (o que não é nada fácil - toda a gente sabe que no dia antes de seguirmos viagem só temos cabeça para malas e pouco mais). Um grande beijo para as duas e muuuuuito boa sorte para a Mafalda, que em Setembro começa a sua vida profissional, depois de ter terminado o curso de Gestão na Universidade Nova de Lisboa (espertíssima - vê-se à légua).

 

IMG_2781.JPG

Beijos gigantes a todos os participantes, que fazem com que esta ideia seja uma das mais gratificantes que já tive. 

Obrigada à Fnac por nos acolher tão bem, deixando-nos mudar a sala toda para ficarmos em círculo, voltados uns de frente para os outros, num ambiente muito descontraído e intimista. 

Em Agosto não há tertúlia mas já está marcada a data do próximo encontro: 29 de Setembro!!! Conto convosco!

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.