Decathlon Innovation Awards
Há uma semana (ou terá sido há duas, já?) fui à apresentação dos produtos inovação deste ano, da Decathlon. Fiquei impressionadíssima com o que foi dito e mostrado e percebi que eles levam mesmo muito a sério a questão da inovação.
É no campus da Decathlon, em Villeneuve-d’Ascq (Norte de França) que, desde 1997, é concebida, analisada e testada a maior parte dos produtos. Nos laboratórios da Decathlon SportsLab, mas também no terreno, 50 engenheiros e investigadores, de 7 nacionalidades diferentes, analisam as reações do corpo de um desportista, de forma a propor inovações surpreendentes. Em 2014, o centro de investigação e desenvolvimento acompanhou, desta forma, as marcas em cerca de 200 projetos.
Em quase 20 anos, o Centro de Investigação esteve na origem do nascimento de muitos produtos: a mochila Symbium da Quechua, que acompanha o movimento ondulante natural dos praticantes de caminhada; a Easybreath da Tribord, a primeira máscara integral de passeio aquático; o soutien Feel Beautiful da Domyos, que resguarda a aparência das maminhas, tonificando os ligamentos de suspensão. Mas antes de serem desenvolvidos e comercializados, estes produtos passaram por uma análise altamente avançada do corpo humano, efectuada em quatro laboratórios específicos. As interações do tecido com a pele, o movimento do ombro com uma raquete na mão, o amortecimento do calçado e a transmissão da onda de choque através do corpo... Nada é deixado ao acaso!
Na sala da apresentação estavam os produtos inovação deste ano e também alguns de anos anteriores.
Impossível não destacar um do ano passado, a Easybreath, a primeira máscara integral de snorkeling, que permite respirar da mesma forma como se respira em terra, sem ter tubos na boca e cenas a tapar o nariz e a confusão do costume. Sou fã!
Das novidades recentes, destaque sem qualquer sombra de dúvida para a garrafa Double Use System da Aptonia. É uma garrafa que permite mudar de bebida sem ter de mudar de garrafa. Basta um clique no gargalo e o desportista alterna entre a água e, por exemplo, uma bebida energética. Espectáculooooo!
Outra das inovações que me chamaram a atenção foi a t-shirt/top Cardio. Em vez de se ter um daqueles cintos à volta do peito, para ter sempre as pulsações controladas, esta t-shirt ou top já traz um cardiofrequencímetro incorporado. Depois, basta sincronizar com o relógio ou uma aplicação e... feito!
Houve muitos outros produtos interessantes mas, por último, gostava de vos falar do Domyos Live. Basicamente é um site que permite aos utilizadores fazerem ginástica em casa sem, no entanto, estarem sozinhos. Graças às câmaras instaladas na sede da marca (no norte de França), há cerca de cinquenta aulas por semana que são transmitidas gratuitamente. Só têm de fazer igual... em casa. Se preferirem também podem optar por pagar um determinado número de aulas específicas. Grande ideia!
Adorei ter ido a esta apresentação e confesso-me uma grande fã da Decathlon. Acho que têm produtos de grande qualidade com um preço imbatível. Estão há 15 anos em Portugal e eu já não me lembro de como era antes de existirem.