Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Não perder a infância de vista

No dia de conhecer a nova professora da minha filha, olhei em redor e sorri para dentro. Todos os pais escrutinavam a senhora de alto a baixo, cada frase que ela proferia era sorvida com intensidade, cada gesto pesado e medido com rigores de ciência exacta. Todos procurávamos indícios de velhacaria, mas todos desejávamos não os encontrar, porque o que todos queríamos era sair dali com a confiança de que aquela pessoa havia de ser o melhor que tinha acontecido na vida dos nossos filhos, logo depois de nós.

Uma nota para dizer que, para muitos de nós, este é um teste difícil. A educadora que, no ano passado, tomou conta das nossas crianças era um ser humano excepcional, uma pessoa que aliava o facto de ser amorosa com uma capacidade de trabalho e de os pôr a trabalhar com prazer como raras vezes vi. Querida Manuela. Por isso, esta professora tem, logo à partida, uma bitola alta para atingir ou superar.

O que eu queria era que, além de ensinar bem e ser exigente, ela não se esquecesse que tem à frente crianças. De seis anos. Que precisam de sentir que a escola é um lugar alegre, bonito, onde são acarinhadas e onde aprender não tem de rimar com repreender a cada minuto, que estudar não tem de rimar com gritar, que crescer não tem de ser sinónimo de sofrer ou perder o viço, o brilho, a luz própria que cada um traz (e que, vezes demais, acaba por ser apagada na escola, a bem de uma uniformização conveniente). Isto era o que eu gostava. Gostava muito que a Madalena, que é dos meus três filhos (o 4º ainda não dá para ver) aquela que parece mais interessada em aprender, não perdesse esse gosto. Não perdesse o amor que tem à escola. Não passasse a olhar para a escola como "aquele-sítio-onde-temos-de-estar-calados-e-quietos-e-sérios-e-fazer-tudo-certinho-senão-a-professora-larga-aos-gritos". Gostava muito que a Madalena e os amiguinhos (e na verdade todas as crianças) pudessem ser crianças por mais uns anos. Porque sei que grassa por aí uma certa mania de os tornar mini-adultos e esse é o último dos meus desejos enquanto mãe.

Vamos lá ver. 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Raquel 23.09.2015

    De certo tarabalhos para 15 dias (no mínimo)... Deve falar com a professora...algo está errado...
  • Sem imagem de perfil

    alice 23.09.2015

    Cheguei agora da escola onde dei uma "palavrinha" à professora. Claro que, sabendo que também eu sou professora, me disse que eu deveria compreender, porque os programas são extensos, eles vão ter os exames do 4º ano e que nem sempre dá para fazer tudo na escola!!! Deixei-a falar o que quis e depois apresentei-lhe não só os argumentos como os factos. Ainda por cima é uma escola pequena, com poucos alunos, e em que a turma do 4º ano tem aulas com a do 1º. Ora, que tempo é que sobra? Ela sempre teve aulas com outro ano e nunca houve problemas, mas é um bocado complicado gerir tudo isso.
    ainda por cima, a miúda vai ter amanhã teste de língua portuguesa, 2ª feira de estudo do meio e na 4ª de matemática. Já anda a stressar e o ano mal começou...
    Sei que não é caso único, mas algo deveria ser feito ao nível da educação básica.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.