Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Viagens na nossa terra - Minho #1

Queríamos que a última semana do ano fosse passada em família. Pensámos ir para fora mas, por outro lado, temos um país lindíssimo para lhes mostrar e nunca o pomos em primeiro lugar. Já fomos com eles para Paris, para Londres, Marrocos, México, Brasil... então e Portugal? Ok, já fomos muitas vezes ao Alentejo, já fomos à Madeira, a São Miguel, nos Açores. No Verão vamos sempre para o Algarve (e não dispensamos as férias nas nossas praias de sempre) mas por tudo isto fazia todo o sentido aproveitar esta semana para os levar até ao norte. Queremos muito ir ao Douro mas desta vez rumámos ao Minho.

Olhámos para o mapa, definimos alguns pontos que queríamos conhecer ou onde queríamos voltar, mas não marcámos hotéis. Tudo estava em aberto. E lá fomos. Parámos para almoçar no Porto e decidimos dormir em Viana do Castelo.

viana .jpg

viana 2.jpg

Lembrava-me que já tinha entrevistado uma pessoa de Viana do Castelo, que tinha aproveitado o desemprego para criar o seu próprio negócio, a loja Conto de Fadas. Procurei a morada no Google e apareci de surpresa na loja, para grande espanto da Ana Sá. Foi ela que me disse que não podia perder as Bolas de Berlim da pastelaria Natário, mesmo na porta ao lado. Nem pensámos duas vezes. A fila era grande e desmotivava um bocadinho, mas por outro lado fazia antever coisa boa. E se eram boas, senhores!!!!! Sem dúvida as melhores Bolas de Berlim que já comi na vida. 

viana 1.jpg

A seguir, estava a pensar contactar a Filipa, da Amour d'Été, também de Viana do Castelo, mas não foi preciso. De repente uma pessoa abordou-nos, muito simpática, e percebi que era nem mais nem menos do que a Filipa. 😊 Foi ela quem nos falou de uma Pizzaria muito boa onde irmos com os miúdos (Pizzaria Dolce Viana). Confesso que não me apetecia nada pizza mas estava um frio de rachar e a Pizzaria estava mesmo ali pertinho. Estava tão cheia que só comi uma sopa mas os miúdos elogiaram as pizzas. E estava muuuuito quentinho lá dentro.

Viana do Castelo é muito bonita, a praça principal e as ruazinhas são encantadoras.

No dia seguinte, fomos no Elevador de Santa Luzia até ao Santuário de Santa Luzia. A viagem neste funicular é a mais longa de todos os funiculares do país. Tem 650 metros, ou seja, mais do dobro da distância do da Nazaré (com 310 metros). Em termos de comparação lisboeta, dizer que o da Bica tem 283 metros, o da Glória 276 metros, e do Lavra 188 metros.

funicular.jpg

viana 3.jpg 

viana 4.jpg

 

Seguimos viagem para Caminha, onde almoçámos, na Tasca do Chico. A posta Barrosã era qualquer coisa de divinal mas o almoço não correu muito bem. Zanguei-me com os miúdos, que estavam a discutir há horas, um a chamar nomes ao outro, a outra a chorar porque o outro lhe disse não sei o quê. Ainda ponderei acabar logo ali com a viagem, tal foi o desaguisado. As viagens de carro podem ser muito giras mas também podem dar nisto. Crianças muitas horas fechadas num espaço fechado potenciam conflitos. Acabámos por encontrar hotel em Vila Nova de Cerveira, eu fiquei um tempinho sozinha e tentar recompor-me, o Ricardo levou-os a desopilar (jogaram à bola num campo para libertarem tensões) e à noite já estava tudo na paz do Senhor. De resto, acho que este momento acabou por ser bom, para a rapaziada acalmar. 

Vila Nova de Cerveira é linda de morrer. Um verdadeiro presépio em tamanho real. As ruas todas decoradas, as passadeiras encarnadas, os motivos natalícios por todo o lado. Um amor. Não tenho fotos porque ainda estava em modo pós-crise e ainda não estava virada para captar momentos. 😅

Depois de procurarmos um pouco, encontrámos um restaurante que estava muito bem cotado nos sites de restauração: La Scarpetta. E digo-vos uma coisa... que maravilha! Sem dúvida a não perder.

scarpetta.jpg

scarpetta2.jpg

Estava muito frio, passeámos um bocadinho ainda nas ruas desertas e depois fomos para o hotel porque no dia seguinte esperavam-nos mais quilómetros.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.