Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Desafio 5 Dias, 5 Jantares: o jantar de ontem e o de hoje*

Então e como foi o jantarinho de ontem? Foi uma maravilha, senhores. Uma maravilha. 

Para quem não sabe o que é isto e chegou agora aqui aos trambolhões, passo a explicar: a Iglo desafiou 5 bloggers a partilharem 5 jantares da sua semana. A primeira desafiada foi a Vanda Miranda, esta semana tocou-me a mim. Já partilhei convosco o meu primeiro jantar, na segunda-feira (podem ver AQUI), falta o de ontem e o de hoje.

E o que é que preparei, com a cumplicidade dos senhores da Iglo, na sua simpática omnipresença? Um belíssimo lombo de porco com farinheira e castanhas no forno (assim mesmo uma gordice para alegrar o pessoal) acompanhado por batatinhas e esparregado. Humm? Que tal? Depois das coisas horríveis que disse sobre mim, na segunda-feira, aposto que achavam que eu não seria capaz de uma proeza destas, hein? 

Bom, na verdade não tem muito que saber, já estarão a vociferar alguns. E estão certos. O lombo já vinha recheado e basicamente foi temperá-lo muito bem com vinho branco e cerveja, sal, louro e alho. Temperei de véspera, para ficar mesmo saboroso.

Depois, foi juntar um pouco de azeite e cebola, e as batatinhas. E meter no forno. Simples.

_RCS2159-2.jpg

_RCS2181.jpg

 

Ao mesmo tempo, preparei o esparregado que... também não carece de doutoramento. Basta abrir o pacote, pôr as bolinhas numa taça, levar ao microondas e... feito!

_RCS2192.jpg

_RCS2220.jpg

_RCS2430.jpg

 

Toda a gente pensou que ia ter de esperar toda uma vida para que o lombo estivesse pronto mas não. O meu forno é uma maravilha e despachou o assunto em três tempos. Estava uma delícia, só vos digo!

_RCS2391.jpg

 Repare-se no meu próprio espanto perante a beleza da minha obra! Oh, pessoa pouco crente nos seus talentos!

 

_RCS2396.jpg

_RCS2413.jpg

_RCS2468.jpg

 

 

Esta foi a refeição de ontem. 

Hoje... novo desafio. 

E o que preparei então para hoje? Uma bela de uma pescada de fricassé com batata doce. Ai que estranho! Isso liga? Liga, pois! Nós pelo menos gostamos muito. Sabiam que a batata doce é rica em hidratos de carbono complexos, de baixo índice glicémico? E o que é que isto quer dizer? Quer dizer que têm uma absorção mais lenta, isto é, que a passagem de açúcar para a corrente sanguínia é feita de forma mais faseada. E isso... é tudo o que a malta que quer ter cuidadinho com a linha precisa. 

A preparação deste prato também não é nada do outro mundo, tirando ali a parte do molho de fricassé que, às vezes, traz alguns nervos. 

Então, pus os lombos de pescada congelados num tacho com azeite, alho, louro (já se percebeu que o louro é um denominador comum dos meus pratos, certo?) e tapei. Deixei-os cozer naquele molho e depois tirei para um prato.

Ao mesmo tempo, descasquei as batatas doces e pu-las a cozer.

_RCS2263.jpg

 

_RCS2242.jpg

_RCS2266.jpg

 

A seguir bati 5 gemas com limão e salsa e, com o lume apagado (mas o tacho ainda quente), misturei tudo muito bem e muito rapidamente. Aqui às vezes é que há stress... e houve. Se não for tudo muito rápido e se não houver líquido suficiente, os ovos podem talhar e fica ovo mexido, em vez de molho de fricassé. A coisa esteve mesmo para se dar, comigo em desespero, porque uma pessoa quando tem público é chato dar barraca. Felizmente consegui salvar a honra do fricassé e ficou mesmo bom.

_RCS2301.jpg

 

_RCS2315.jpg

_RCS2330.jpg

_RCS2343.jpg

 

Agora, se não se importam, vou dar o jantar à criançada.

Não percam os próximos pratos deste desafio que a Iglo me fez: "5 Dias, 5 Jantares".

 

*Post escrito em parceria com a Iglo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.