Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Galp, a Luz dos Portugueses, e a luz do Francisco

Já estão fartinhos de saber mas não custa relembrar: na sequência da campanha "A Luz dos Portugueses", que a Galp tem a decorrer desde o início de 2018, o vosso Cocó (salvo seja) quis juntar-se a esta iniciativa que alerta para a queda da natalidade no nosso país, e vai daí que - juntos - lançámos um passatempo (que se repete todos os meses), em que um bebé nascido em cada mês (e sorteado via random) ganha uma sessão de Baby Art, com a maravilhosa Raquel Brinca

No mês de Junho ganhou o Francisco

A sessão fotográfica não podia ter corrido melhor. O Francisco é um santo e dormiu quase o tempo todo, deixando as mãos da Raquel trabalharem como tão bem sabem fazer. Não apenas embrulhando-o com aquele jeitinho delicado dela, como depois usando a máquina para fazer arte. 

HUG_5175_GALP.jpg

Ponto prévio: Cheguei ao estúdio da Raquel Brinca e já a sessão tinha começado. Impossível não sentir as hormonas aos trambolhões ao observar os dois irmãos mais crescidos com o recém-nascido ao colo a sorrir para a objectiva. Francisco dormia profundamente e o irmão Henrique, de 11 anos, estava deliciado por segurar no bebé. A Leonor, gentilmente encostada, parecia flutuar de orgulho fraterno. E a pessoa teve até de se afastar dois passos, para não ter ideias maternais.

Francisco nasceu no dia 20 de Junho às 18.27. Pesava 3.465kg. Joana, a mãe, tem 38 anos e sempre quis ter uma família grande. Mas o marido torcia o nariz ao terceiro. Já tinham um rapaz, já tinham uma rapariga. Em calhando estava bem assim. Mas um dia foram em passeio num cruzeiro e conheceram uma família com 3 filhos. A mais velha ajudava imenso, as tarefas pareciam fluir sem esforço, tudo corria tão de feição que o marido achou que talvez não fosse assim tão complicado ter um terceiro filho. E assim foi. Francisco foi feito logo de seguida.

A gravidez correu bem, tirando o facto de ter tido uma diminuição do líquido amniótico. De resto, não foi a primeira vez. Quando foi da gravidez da Leonor aconteceu exactamente o mesmo. Culpa de muito trabalho, picos de tensão provocados pelos impostos. Não é que não soframos todos com isto, mas uma vez que Joana é contabilista, quando chega a altura das entregas do IRS, IVA e afins, o aperto é pior do que para o comum dos mortais. Por isso, ficou em casa a partir das 28 semanas e a coisa estabilizou. 

Recuando um pouco, os pais casaram há 14 anos, em 2004. Conheceram-se na faculdade. Ela tinha namorado. Ele tinha um fraquinho por ela. Quando o namoro dela acabou, ele ganhou ânimo. Tinha carro e convidava-a para ir a festas do ISEG. Ela chegava a casa e dizia à mãe que ia sair com ele. A mãe, que não gostava do anterior namoro, aplaudia os avanços dele. Sempre que ele lhe dava um presente (que era mesmo muitas vezes) a mãe dizia, ufana: "Esse é que é! Esse é que é!" Foi. Começaram a namorar em Abril de 2003, casaram em 2004.

O primeiro filho, Henrique, nasceu em 2006. Com 4594kg, de parto natural. Não foi fácil. Foi um parto à bruta, com uma enfermeira a fazer força na barriga, e uma recuperação difícil, não só física como psicológica. Não foi por acaso que levou 5 anos para ter a segunda. Leonor nasceu em Novembro de 2011. Henrique, então com 5 anos, sentiu alguns ciúmes. Queria atenção, chamava. Agora que Francisco nasceu, ele não manifesta ciúmes alguns, já ela está a passar pelo mesmo que o irmão passou quando ela nasceu. "Está muito contente com o bebé mas quando estou a dar de mamar chama-me, chucha no dedo, deixou de comer sozinha. Enfim, regrediu um pouco mas acho que tudo irá ao lugar, com tempo."

O terceiro filho, este bebé que agora pousa para os retratos, nasceu pelas mãos de Fernando Cirurgião. Joana gostou tanto dele e de todo o acompanhamento que estava capaz de se abalançar para um quarto filho. Bom, não apenas pelo médico, claro, logo no início se disse que queria ter uma família numerosa. Mas Edgar, o pai, não está pelos ajustes. E, já se sabe, são precisos dois não apenas para dançar o tango. Para já, a família está composta. E se o povo diz que três foi a conta que Deus fez, lá há-de ter as suas razões. 

HUG_5204-GALP.jpg

HUG_5234-GALP.jpg

HUG_5259-GALP.jpg

 

BEBÉS NASCIDOS EM JULHO, ESPERAMOS POR VÓS! Pais de bebés nascidos em Julho enviem um email para sonia.morais.santos@gmail.com para se inscreverem. O vencedor será encontrado via random.

Quanto a mim, vou ali apanhar ar que estes bebés todos estão a dar comigo em doida. Galp, se as minhas hormonas endoidarem a culpa é oficialmente vossa. 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.