Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Mãelabarista*

Este ano está a ser mais difícil de gerir o equilíbrio entre a minha vida e a vida dos meus filhos. Dou por mim - como agora, neste preciso momento - a escrever em vãos de escada, em salas de espera, em cafés próximos do instituto de música, da escola, disto, daquilo. Agora, por exemplo, escrevo sentada numas escadas de pedra, à porta do instituto onde oiço a voz da Madalena misturada com as outras vozes do coro, a tentarem sair afinadinhas, ao mesmo tempo que o piano entoa uma música que me embala. Há uma hora estava numa sala de espera enquanto escutava a Mada tocar piano e ao fundo alguém tocar violino, e ainda o som de um clarinete a sair de uma outra sala. Recuando mais um pouco, era ver-me a pedalar a toda a mecha para ir buscar a Mada à escola, e depois era ver-nos às duas, a todo o gás, a pedalar de regresso a casa. Fiz almoço para 5 (peitos de frango assados no forno com arroz e salada) em 30 minutos, porque às quartas almoçam 5, mas às quintas e sextas almoçam 4, e à segunda e terça almoçam 3. Daqui a nada tenho de fazer o jantar para 6, desse nunca me livro, excepto quando chego mais tarde que o Ricardo, e ele se adianta. Ainda haverá banhos e trabalhos de casa e o coro só termina às 20h. 

Este ano sinto que não estou a conseguir ser produtiva nas minhas coisas, nos meus projectos, e isso desespera-me mas, por outro lado, quero acreditar que estou a fazer algo importante para estas 4 alminhas que decidi pôr no mundo, apoiando, ajudando numa certa ordem e disciplina diárias que nunca impus, eu que sempre fui mais de deixar rolar (e nem sempre com bons resultados). Ter uma família numerosa implica algumas cedências, repito de mim para mim sempre que adio, sine die, as minhas coisas.

Gosto particularmente da rotina de levar a Mada de bicicleta para a escola. Lá vamos os três (o Mateus no atrelado), a conversar, a ver a vida em redor, a rir. Depois, no regresso, como é cedo ainda para levar o Mati para a escola, vou uma meia hora com ele para o café. Ele pede todos os dias um bolo e acaba invariavelmente a comer uma peça de fruta, excepto à sexta, em que o deixo comer um pastel de nata. Eu bebo um ou dois cafés e jogo à bola com ele (sim, no café, que tem uma zona especial para as crianças). Esse momento é outro daqueles em que sinto mesmo que tento muita sorte. A felicidade dele, enquanto jogamos à bola naquela meia hora matinal, não tem preço.

Já a rotina de ir buscar a Mada à escola não é tão boa porque me calha demasiado cedo, mesmo a meio da tarde para me cortar o ritmo, e lá vou eu de bicicleta, e lá vimos nós de bicicleta, mas já estou em campo para ver se em dois dias da semana a ocupo com um desporto que a escola vai oferecer, e assim ela mexe-se mais um bocado, e eu trabalho mais um pouco. Quando a chuva se juntar a esta equação vai ser hilariante, a sério, vai. Mas eu sou teimosa que nem uma mula, e não vai ser uma chuvinha que nos vai acabar com as viagens sustentáveis, saudáveis e divertidas. Ou então vai, e vou maldizer a vida, e achar que falhei, e a seguir desculpo-me, que sou só uma mãe como as outras. Logo se vê.

Também esta decisão de acompanhar de perto o Martim e pô-lo todos os dias a rever a matéria que deu, é algo que me tira anos de vida. É a primeira vez que estou na luta para que cumpra este ritual diário - e é uma luta, por Deus, se é! Mas quero muito acreditar que deste modo será mais difícil cair na situação em que caiu no ano lectivo passado, em que esteve vai não vai para se espalhar ao comprido. Só que toca-me ao final do dia, quando os outros todos já estão, quando há banhos e jantares e tudo a bombar ao mesmo tempo. 

A vida de uma mãe freelancer é uma vida espectacular. Não a trocava por nada. Nada, nada, nada. Se algum dia tiver de voltar para um trabalho, com um chefe, com um horário rígido, com um local fixo para onde ir todos os dias, acho que será o pior dia da minha existência. Poder decidir quando e onde e como se trabalha é de uma liberdade insuperável. Mas (e parece ter de haver sempre um mas, é a velha história de não haver bela sem senão) é também uma vida exigente. Porventura mais exigente, mas não quero pôr a tónica no "mais", porque fazer isto tudo não tendo a liberdade que tenho também é do cacete. Já tive essa vida e era muito difícil. Por isso reformulo: não será mais exigente, será apenas exigente de um modo distinto e particular. Porque não me posso esquecer de mim, de que também eu tenho de produzir, também eu preciso existir, mas também não posso simplesmente descartar os miúdos e as suas (muitas) necessidades. Há um equilíbrio que é preciso ter e manter e este ano, não sei bem porquê, está a ser mais difícil (e demorado) encontrá-lo. Sinto-me uma malabarista, acho que nos sentimos todas. Somos mãelabaristas.

 

*Texto escrito ontem pelas 19h, nas escadas do instituto de música, enquanto ouvia a Mada e os colegas de coro a fazerem exercícios vocais (creio que ainda vou escrever muita prosa naquelas escadas)

3 comentários

  • Contrato a ajuda da minha empregada mas ela não cozinha. Foi nesse pressuposto que a contratei há 14 anos e é nesse pressuposto que continuamos juntas. De resto, não contrato ajudas porque acho que tudo o que faço quero ser eu a fazer. Por acaso não é verdade. Se pudesse contratava uma empresa que cozinhasse todos os jantares mas não tenho dinheiro para isso. O blogue dá-me para viver mas não para tanto. Ter 4 filhos implica um esforço financeiro também. Mas estou a ser parva: não tenho absolutamente nada que me justificar. Tudo o que escrevi é absolutamente verdade. Quem quer acreditar acredita, quem quer achar que escrevo em busca de identificação... é na boa. Esta é a minha vida. Não acho nada de estoico ou especial. Preferia conseguir produzir um pouco mais, apenas isso. Porque de resto... não queria arranjar ninguém que fizesse por mim aquilo que tenho prazer em fazer, que é acompanhar os meus filhos. Mas que cansa, ai isso cansa! Por muito prazer que dê.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 04.10.2019

    "Se pudesse contratava uma empresa que cozinhasse todos os jantares mas não tenho dinheiro para isso. "

    oh Sonia, mas hoje em dia já há muitos restaurantes que têm bons take-away e não fica assim tão mais caro do que comprar os ingredientes e cozinhar em casa. tenho um casal de amigos com duas filhas, moram em Vila Real e compram durante a semana os jantares sempre no take away, tomaram essa opção precisamente para terem mais tempo para ficar com as filhas. imagino que em Lisboa ainda haja muito mais opções.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.