Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Mateus, o fanático

IMG_5428.jpg

O meu filho mais velho deu cabo do meu filho mais novo. Poder-se-ia pensar que a frase anterior não passa de uma hiperbolização típica de quem quer cativar o leitor para o resto do texto, mas não. A verdade pura e dura é esta: o meu doce benjamim foi arruinado pelo meu garboso primogénito. Porquê? Porque o Manel, na ânsia de incutir no irmão a sua doença sportinguista, acabou a conseguir disseminar também a doença mais genérica, mãe da outra, que é, nem mais, a doença pelo futebol. Os mais apaixonados pelo chamado desporto-rei poderiam insurgir-se agora, irados pela afirmação de que transmitir este interesse equivale a destruir a criança, homessa!, desde que com conta, peso e medida, trata-se sem dúvida de uma bela "herança" que lhe deixa o irmão. Pois sim, tudo muito lindo. Mas é aí mesmo que a porca torce o rabo (neste caso o porco), na parte da conta, do peso e da medida. É que o Manel fala de futebol ao pequeno de manhã, à tarde e à noite. E o caçula, neste momento, já nem sabe falar de outra coisa. É vê-lo de manhã, à tarde e à noite a elencar jogadores, a pedir para ver jogos antigos no Youtube, a analisar jogadas e transferências. Tem 4 anos, relembro.

Há pouco, a minha mãe ligou-me só para contar, entre gargalhadas, o que tinha acabado de acontecer:

Parece que o Manel tem estado, nos últimos tempos, focado em ensinar ao petiz quem são os treinadores que interessa conhecer. E o Mateus, como bom aluno que se tem revelado (pelo menos nesta única matéria, que para já ainda não possui outras), lá repete os nomes até os fixar. Hoje, satisfeito por ter conhecimentos recém-adquiridos, abeirou-se da avó decidido a testá-la (e a exibir-se):

- Vó, sabes quem é o treinador do Porto?

A avó, exausta do mono-tema, respondeu um enfadado:

- Sei, Mateus. É o Sérgio Conceição. Mas olha, está na hora de aprenderes outras coisas, para não estares sempre a falar do mesmo. Sabes quem foi o primeiro rei de Portugal? Foi D. Afonso Henriques!

O Mateus olhou a avó, com aparente interesse, e respondeu:

- Ah. E qual era o número da camisola dele?

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.