Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Mudar de Vida #8: Eduardo Botelho

Eduardo - 2010.jpg

 Foto: Raquel Brinca, HUG

 

Queria ser gestor de empresas, quem sabe ter o seu próprio negócio, uma carreira de sucesso. Eduardo Botelho, 30 anos, foi um muito bom aluno na Universidade Nova de Lisboa. Tinha 20 anos acabados de fazer e já havia várias empresas a convidarem-no para ir a entrevistas de emprego. "Nem tive de pensar muito. Como as entrevistas eram chatas, era porreiro aceitar logo e despachar o assunto. Assim, ainda não tinha acabado o curso e já tinha emprego garantido na KPMG."

A forma como ele diz isto não contém um pingo de vaidade. Di-lo a rir-se, encolhendo os ombros, um certo gaguejar embaraçado, quase como se tanto desejo por si não fosse mais que uma surpresa divertida. "Acabei a licenciatura em 2008, tive um mês de férias, e em Setembro comecei na KPMG. Ao fim de três meses estava a sair. O meu trabalho era verificar faturas  e fazer contagem de inventários, para confirmar se as empresas seguiam os procedimentos contabilísticos correctos. Confesso que era muito chato. Decidi sair, voltar para a Universidade Nova, e fazer um mestrado. Mas como entretanto me tinha habituado a ganhar dinheiro, o que tinha sido bom, fui dar aulas à noite numa escola secundária, enquanto fazia o mestrado durante o dia."

No segundo ano de mestrado, Eduardo candidatou-se a dar aulas na faculdade e ficou. Gostou muito. Tanto que decidiu não procurar mais nada. Ia ficar por ali, pelo menos um ano. Mas as empresas continuavam a tentá-lo. Ele ia sempre dizendo que não, mas havia umas mais insistentes que outras. Acabou a ir a uma entrevista para a Jerónimo Martins, onde conheceu o responsável pela multinacional Daymon. Não ficou na primeira, acabou a assinar pela segunda. "Fiquei na área de relação com os fornecedores, o que me obrigava a viajar muito, a ir a feiras internacionais, foi muito bom. Num ano devo ter feito umas 10 viagens de trabalho e era mesmo interessante. Mas ao fim de um ano voltei a sair porque, feito o balanço, gostava mais de dar aulas."

Ficou durante três anos a dar aulas na Universidade Nova, até que decidiu candidatar-se ao doutoramento: "A única maneira de se ficar efectivamente na carreira docente, no ensino superior, é com o doutoramento. E então passei um ano inteiro dedicado a isso: a pedir cartas de recomendação, a estudar para os testes da candidatura... e acabei por ficar na minha primeira opção: no IESE de Barcelona." E lá foi. O Eduardo, a mulher e o filho de ambos, João da Ega, com 4 meses. A mulher, que é professora de Português, e estava então a gozar a licença de maternidade, foi sem nenhum emprego em vista mas acabou a dar aulas de português a estrangeiros. O Eduardo, que tinha uma bolsa, além de não pagar pelo doutoramento ainda recebia mais de dois ordenados mínimos (de Portugal) por mês, fora outros privilégios como não pagar impostos e ter o filho na creche pública.

No primeiro ano correu tudo muito bem. Mas no segundo adensou-se a parte da investigação. "Começou a ficar muito chato. São estudos em que temos sempre que especificar mais e mais, até chegar quase ao nível celular das coisas. Tinha uma vida muito boa mas o trabalho em si era tão teórico e exigia tantos testes e estatísticas que comecei a desinteressar-me."

Paralelamente a todo este percurso houve sempre o futebol. Sempre adorou assistir, em casa ou nos estádios, sempre jogou, aos 17 anos tirou o curso de árbitro e chegou a exercer, nos Juvenis, jogou futsal federado, escreveu no site de um amigo, no site Bola na Rede (bolanarede.pt) e, já em Barcelona, começou a jogar nos Lusitanos. "Conheci o cônsul português, que é o treinador dos Lusitanos, e propus criar uma newsletter do consulado em Barcelona. Ele queria uma coisa simples com os eventos do mês relacionados com Portugal mas eu quis fazer uma coisa mais a sério e então acabou por ter 15 páginas, com histórias de portugueses por lá e informações úteis. Eu escrevia, a minha mulher editava e o cônsul escrevia o editorial. No segundo ano de Doutoramento dei por mim a escrever uma vez por semana a crónica para a Bola na Rede, uma vez por semana a crónica para os Lusitanos e a revista do Consulado. Já trabalhava tanto nisto como no Doutoramento. E era onde me sentia mais feliz."

Um dia, em Julho de 2016, decidiu que não ia continuar o Doutoramento. "Até podia ter continuado e, paralelamente, começado à procura de emprego mas achei desonesto. Eles estavam a pagar-me e era imoral arrastar aquilo por minha própria comodidade. Comuniquei que não ia continuar e, em Outubro, vi um anúncio do António Tadeia no facebook a dizer que queria contratar 5 jovens jornalistas porque ia iniciar uma coisa nova. Mandei o meu currículo, mas sem esperança. Afinal, não era jornalista, tinha o curso de Gestão, estava a fazer o Doutoramento, tinha sido professor universitário... era pouco provável que ele me chamasse."

Mas chamou. Em Novembro veio de avião de Barcelona para Lisboa, de propósito para a entrevista. Eduardo tinha conseguido a atenção do jornalista. Afinal, o que é que levava um tipo altamente qualificado na sua área, disputado pelas empresas de topo, a fazer o Doutoramento em Barcelona, a abandonar tudo para se tornar jornalista desportivo? "Cheguei lá e, enquanto esperava, deram-me uma folha para preencher. Tinha de dizer quem era o meu jornalista de referência. Não escrevi nada, achei que não valia a pena estar a inventar, e tinha também que fazer uma notícia. A minha folha era a 101 e pensei: 'vim aqui perder tempo, este tipo já entrevistou 100 pessoas antes de mim, de certeza com muito mais provas dadas do que eu, que não dei nenhuma...'. A entrevista supostamente teria a duração de 5 minutos. Havia duas perguntas a que tinha que responder. A primeira era a razão pela qual se candidatava, a segunda era "o que tem de diferente dos outros?". Eduardo respondeu durante 10 minutos à primeira questão. Quando ia responder à segunda, António Tadeia interrompeu-o: "Não é preciso dizer-me o que tem de diferente dos outros."

Foi-se embora, voltou a Barcelona para empacotar as coisas, veio para Portugal para as férias de Natal. Na segunda semana de Dezembro, recebeu um telefonema. Tinha sido um dos escolhidos para integrar a nova equipa de uma nova plataforma online sobre futebol chamada Bancada. Contavam com ele no dia 2 de Janeiro de 2017. Era preciso mudar de vida, de cidade, de país. Eduardo tinha então dois filhos, um deles acabado de nascer.

A mulher compreendeu-o. Talvez tenha achado que, já que ali estava, não devia abandonar o Doutoramento, mas se isso lhe passou pela cabeça nunca o revelou. Talvez lhe bastasse que fosse feliz.Já o pai perdeu um pouco a paciência com ele. "Mas o mundo tem de ser perfeito para te encaixares nele?" E, de seguida, enviou-lhe uma lista com as 20 melhores empresas para trabalhar. Eduardo lembra-se de se ter rido daquilo. "O que é a melhor empresa para se trabalhar? É aquela onde há uns puffs e uma mesa de matraquilhos gira mas onde depois, na prática, ninguém tem tempo para se sentar nem um segundo? É aquela onde se progride na carreira ficando todos os dias até à 1h da manhã mesmo que não seja a trabalhar, só para mostrar empenho? Não será a melhor empresa para trabalhar aquela onde somos felizes, onde fazemos o que gostamos, o que queremos?"

Assim, a melhor empresa para trabalhar é esta, onde agora está a fazer jornalismo desportivo. É verdade que ganha cerca de metade do que ganhava quando estava no Doutoramento, onde "apenas" estudava. É verdade que há muito mais pressão, prazos, notícias que é preciso publicar depressa porque a actualidade é voraz, turnos que por vezes implicam noitadas. "É por vezes desgastante, cansativo mas estou contente. Sempre gostei de escrever [Eduardo tem um livro de versos publicado chamado "O Verso dos Dias", carregado de humor], sempre gostei de futebol, mas creio que nunca considerei a possibilidade de ser jornalista desportivo. Um dia perguntaram ao Robert de Niro o que o tinha levado a ser actor e ele respondeu que tinha sucumbido a um desejo. Acho que foi o que me aconteceu. Sucumbi a um desejo. Creio que iria sucumbir mais cedo ou mais tarde e, sendo assim, mais vale que seja mais cedo. Se me perguntar se daqui a 20 anos estarei a fazer a mesma coisa... não saberei responder. Já percebi que não vale a pena fazer planos. Para já estou a desfrutar!"

IMG_5682.jpg

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.