Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

O que devem ler os nossos filhos?

Talvez seja desconhecimento meu - e esclareçam-me se estiver errada - mas acho que faz falta uma plataforma que nos ajude a encaminhar os nossos filhos para a leitura. Não falo apenas de livros para as respectivas idades (para isso há o Plano Nacional de Leitura, que já me tem ajudado) mas falo de uma plataforma que tivesse também livros divididos por temáticas, com breves mas interessantes sinopses sobre cada obra, sempre sem esquecer a idade e até talvez a maturidade (qualquer coisa como um quadro onde se assinalava se o livro em questão era bom ou podia ser contraproducente se os miúdos fossem ainda muito imaturos).

Para vos dar um exemplo: cá em casa, os meus rapazes gostam pouco de ler. Nasceram no caldeirão dos smartphones e dos computadores e da internet e das redes sociais e dos vídeos e de tudo o que os distrai, numa sucessão vertiginosa, da leitura que leva tempo, que obriga a uma concentração que temo que não venham a cultivar, que permite reflectir, estar em silêncio.

O Manel, com as aulas de Filosofia e Economia, começou no entando a demonstrar vontade de saber mais sobre política. Diz-se de uma determinada posição ideológica mas confessa ter poucas bases para o afiançar. Queria ler mais para saber onde se situar mas... o que ler? Chego às minhas estantes, vejo alguns livros que talvez o pudessem ajudar mas... será? Vou a uma livraria, olho para as prateleiras e fico sem saber o que escolher. Por onde começar? Que livros são mais adequados para a idade/maturidade dele? É que isto não é de somenos importância. Se ele já tem pouca apetência para a leitura, se lhe der um livro demasiado denso poderei estar a afugentá-lo ainda mais. Mas se for muito infantil pode acontecer o mesmo.

Se houvesse uma plataforma (e reitero: poderá até haver, só que eu desconheço) que tivesse sugestões de leitura, divididas por temas (Ficção, Política, História, Religião, Arte, Arquitectura, Ciências, etc.) e para várias idades... eu acho que poderia ajudar muito. 

Esta plataforma existe e eu é que estou a leste? Há por aí quem sinta o mesmo?

livros.jpg

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 03.01.2018

    Confirmo que é um livro muito bom. E existe também o "Política para um jovem". No meu caso, foi-me recomendado durante o Erasmus em Espanha (19 aninhos) e li-os na versão original. Falam de forma descontraída e com sentido de humor de temas que habitualmente consideramos demasiado sérios. Recomendo vivamente.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.