Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Rota da Saúde #2: Estratégias para os nossos filhos comerem legumes

São raríssimos os pais que não se queixam. Não tem que ver com preferência clubística mas a verdade é que a cor verde num prato provoca muitas vezes um ataque de nervos nos miúdos e, consequentemente, em toda a família. Geralmente o "come que te faz bem" não surte qualquer efeito e os pais começam a entrar em parafuso por acharem que há ali nutrientes que estão a faltar aos filhos por simples embirração com aquela cor.

Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa, explica que as escolhas ou recusas alimentares são formas de a criança "exercer controlo sobre o ambiente que as rodeia" e que, "após a primeira recusa, por exemplo, de legumes, não se deverá insistir de imediato, pois irá criar um ambiente negativo e tornar a aceitação ainda mais difícil." No entanto, a nutricionista relembra que a American Society for Nutrition "sugere aos pais que incentivem as crianças a provar 8 a 12 vezes o alimento que recusaram, para que se adaptem ao novo sabor."

Uma das dicas que Ana Rita Lopes deixa - e que apesar de simples tende a ser muitas vezes esquecida - é a de elogiar a criança sempre que ela experimenta um alimento novo. Essa é, ao seu ver, uma forma que a criança tem de agradar à família. A segunda dica é a sopa! "A sopa é um bom exemplo de como ingerir um conjunto vasto de legumes de forma simples, conseguindo-se assim um bom aporte de vitaminas e minerais."

Então e estratégias para os legumes puros e duros?

"Envolver as crianças na escolha, na preparação e na apresentação dos alimentos é uma delas. Procurar escolher legumes de cores diferentes, para despertar a sua curiosidade, é outra. Criar bonecos com brócolos e cenouras ou cortar os vegetais em forma de animais ou estrelas é outra boa sugestão para cativar os mais pequenos."

Mas há mais! Podem ver estas e outras estratégias AQUI.

BOA SORTE!

legumes.jpg

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.