Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cocó na fralda

Cocó na Fralda

Peripécias, pilhérias e parvoíces de meia dúzia de alminhas (e um cão).

Vampirinha mantém-se até ordem em contrário

A Mada começou por usar aparelho para corrigir a mordida cruzada. Não tinha espaço na boca para tanto dente e a Drª Cris deu a volta à situação com um engenho do demo com uma chave que eu tinha de rodar todos os dias. Aquilo parecia tortura medieval porque, quando eu fazia o gesto de alavancar a chave no aparelho, a miúda abria muito os olhos porque sentia a pressão que aquilo fazia na sua boca, alargando os ossos. Auch. Nunca doeu, porque era uma vez por dia, ou seja, o alargamento foi feito de forma muito gradual, mas sempre que eu o fazia até engolia em seco. Os dentes da frente afastaram-se imenso um do outro em apenas 14 dias, mas depressa voltaram a juntar-se (ver AQUI). O maxilar alargou e os dentes passaram a ter o espaço necessário. Cumprida a sua função, removeu-se o aparelho.

Entretanto, e como os caninos nasceram tortos, passou a dormir com um aparelho de contenção. A ver se deixava de ter ar de vampira. Meteu no verão passado e ontem foi a uma consulta de revisão. Um dos caninos está mais domesticado mas o outro continua bem saliente, armado em esperto. Ora, chegados a este ponto, o que distingue uma dentista séria de uma que só nos quer sacar massa? Isto: ao constatar que o dente continua maroto, à espreita, a Drª Cristina Mourinho foi sincera e explicou: "Eu resolvia esta questão - que é puramente estética - com um aparelho. E sei até, pelo sorriso dela, que ela gostaria de ter aparelho, gostaria de poder mudar a cor aos elásticos, enfim... as coisas de que os miúdos gostam. Mas o aparelho serviria de pouco. Porque estes dentes ainda vão cair. Assim como outros 11! Quando cairem todos e nascerem os definitivos é que vamos ver se cabem no espaço que arranjámos para eles, se se encaixam bem, ou se estão tortos. Aí, sim, poderá fazer sentido um aparelho. Agora? Agora seria gastar dinheiro desnecessariamente. Por isso, mantemos o aparelho de contenção à noite, apertamo-lo mais um pouco, a ver se fica menos vampirinha, como a mãe diz. E esperamos que os dentes caiam e nasçam os novos todos direitinhos."

Uma mãe ouve isto e tem vontade de abraçar a médica. Passamos a vida a ser endrominados para necessidades que, se calhar, não existem e quando calha haver alguém com esta seriedade até duvidamos que seja possível.

Escrevo-o não por publicidade mas porque acho mesmo que todos (pelo menos todos os que me calharam até agora) na MD Clínica (e MD Kids) são competentes, sabem muito sobre o assunto (não é à toa que cada um tem a sua especialização - a Mada tem a Drª Filipa Cordeiro como dentista e a Drª Cristina Mourinho para a ortodontia), e têm este nível de rectidão. A nossa boca agradece, e a nossa bolsa também. 🙏

MDCLÍNICA.png

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.